O SAMU de Mogi das Cruzes passou a registrar casos em que exista a mínima suspeita de violência sexual, doméstica, homofóbica, entre outras. Com a decisão, o SAMU informará o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que contam com órgãos responsáveis pelo combate à violência.
Esta é uma decisão precursora, uma vez que, apenas hospitais e órgãos ligados aos serviços sociais faziam esse tipo de notificação. A novidade apresenta avanços ao combate da violência, pois os dados serão usados no desenvolvimento de novas políticas públicas. As informações contribuirão com o combate da violência possibilitando o desenvolvimento de ações em defesa das vítimas e projetos de prevenção.
Os técnicos do SAMU deverão preencher uma Ficha de Notificação Individual, informando o tipo de violência, nome da vítima, local e informações sobre o possível agressor. As notificações realizadas pelo SAMU começaram no início deste mês.
Além de Mogi, o órgão atende outras quatro cidades da região.
ALERTAS DE VAGAS
Receba alertas de empregos e oportunidades em Mogi das Cruzes e região, de forma gratuita, via WhatsApp.
Clique aqui para entrar no grupo.
Conteúdo produzido e distribuído de forma gratuita pelo blog com informações fornecidas por empresas e agências da região.