Dois registros de malária foram identificados recentemente na região do Alto Tietê, em São Paulo, com um morador de Mogi das Cruzes e outro em Suzano. As autoridades de saúde dos municípios estão monitorando atentamente a situação.
A prefeitura de Suzano informa que um bombeiro de 42 anos foi diagnosticado com malária em 23 de dezembro. Além disso, o município tem um segundo caso, um engenheiro agrônomo vindo de Angola, que já está em tratamento desde novembro.
Em resposta às notificações, a prefeitura de Suzano realizou uma busca minuciosa pelo mosquito transmissor na cidade, sem, contudo, encontrar indícios da presença do inseto. A nota do Executivo municipal destaca que, no Brasil, o mosquito Anopheles está presente na região amazônica, extra-amazônica e em áreas da Mata Atlântica Litoral.
Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do governo de São Paulo, ao longo de 2023, o estado registrou seis casos de malária, reforçando a necessidade de vigilância contínua para conter a propagação da doença na região.
Fonte: Agência Brasil
ALERTAS DE VAGAS
Receba alertas de empregos e oportunidades em Mogi das Cruzes e região, de forma gratuita, via WhatsApp.
Clique aqui para entrar no grupo.
Conteúdo produzido e distribuído de forma gratuita pelo blog com informações fornecidas por empresas e agências da região.