Cotidiano

Em Mogi, moradora surpreende vizinhos por ter uma lhama como animal doméstico

Em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, a moradora Ariana Kurihara, cirurgiã dentista de 38 anos, vem chamando a atenção ao passear com sua lhama de 4 meses, Maya. A escolha incomum tem gerado curiosidade por onde passa. 

A experiência com a lhama começou há três meses, quando Ariana recebeu Maya como presente de aniversário. Apaixonada pelo animal após uma viagem ao Peru no ano anterior, onde teve contato com lhamas, ela descobriu que no Brasil esses animais são considerados domésticos, não requerendo autorização do Ibama para criação ou comercialização.

A convivência da lhama com a família de Ariana, composta pelo marido William Kurihara e o filho Guilherme, de 14 anos, envolve também outros pets: Tobias, shih-tzu de 3 anos; Maria Antonieta, bulldog de 10 anos; e Jason, rottweiler de 13 anos. Apesar do ciúmes, Maya se integra ao grupo, compartilhando momentos de sono e convívio.

A rotina da lhama inclui seis mamadeiras diárias e a introdução gradual de ração de carneiro e feno. A popularidade da lhama não se limita às ruas, estendendo-se aos pet shops, onde sua presença é um sucesso entre as crianças.