Notícias

Ranking aponta as melhores (e piores) escolas municipais de Mogi das Cruzes

Neste dia 8 de setembro, foram divulgados os dados do Ideb correspondentes ao ano de 2015, possibilitando medir o desempenho das escolas municipais de Mogi das Cruzes, ou seja, daquelas que abrigam estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

O Ideb é um índice calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebde escolas e municípios) e do Saeb (no caso do Ideb dos estados e nacional).

O Brasil alcançou o índice de 5,5 e bateu a meta que era 5,2.

Clique aqui para ver o ranking

Muitos especialistas discordam de rankings que utilizam o Ideb , pois cada escola possui sua própria meta. Acredita-se que a melhor análise a ser feita é a da evolução de cada escola, pois vários são os fatores que influenciam o seu desempenho, entre eles a localização, os investimentos aplicados e a capacitação dos profissionais.

Quem defende a comparação alega que as condições em Mogi das Cruzes não são tão diferentes, pois a Prefeitura sempre declara que os investimentos na educação são distribuídos de forma igualitária. Percebe-se também que, entre as primeiras posições, é possível encontrar escolas da periferia ao lado de outras da região central.

Para consultar o banco de dados do Ideb acesse o site ideb.inep.gov.br.

Para ver o ranking do Ensino Fundamental II clique aqui.