Cotidiano

Clima seco e casos recentes deixam Mogi das Cruzes em alerta para meningite viral

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, e se não tratada a tempo, pode ser letal.

Especialistas explicam que a mudança de temperatura e o clima seco ajudam a espalhar a doença que possui dois tipos de acometimento: viral e bacteriana.

Não há como prevenir totalmente a viral, que costuma ser mais branda. Já a bacteriana exige vacinas específicas, normalmente aplicadas ainda na infância.

Na rede pública, estão disponíveis vacinas para menores de 12 anos. Quem tiver dúvida, deve ir ao posto de saúde, portando a caderneta de vacinação da criança ou adolescente para verificação.

Entre os principais sintomas da doença, estão vômitos intensos, dores de cabeça e no corpo. No caso da bacteriana, surgem manchas pela pele.

As precauções para tentar evitar a doença começam pela higiene constante, mantendo as mãos sempre limpas, evitando compartilhar objetos pessoais e cobrindo a boca ao tossir ou espirrar.

Grande SP em alerta
As cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, já contabilizam 10 e quatro pessoas contaminadas, respectivamente, só neste ano. Outras cidades da região metropolitana também registraram casos da doença em 2018.

No Alto Tietê, não há dados oficiais recentes. No ano passado, o um surto em Mogi das Cruzes chegou a mobilizar as autoridades e preocupar a população.

Gripe também preocupa
Outra doença que causa preocupação nessa época do ano é a gripe cuja campanha de vacinação começa na segunda-feira. Saiba mais aqui.