Cotidiano

CPTM promove exposição sobre história da ferrovia paulista

Em 2018, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro completa 150 anos. Pensando nisso, a fim de celebrar a data, a Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa) da CPTM recebe uma exposição sobre a história da ferrovia a partir desta quarta-feira (20).

Grande parte do desenvolvimento do Estado de São Paulo coube a essas estradas, que foram fundamentais para o escoamento da produção agrícola do interior para os portos. A Companhia será retratada em oito painéis fotográficos de 1,20m X 0,85m de extensão.

A empresa, também denominada Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, ficou conhecida pelo seu alto padrão de qualidade no atendimento ao público e, sobretudo, à sua pontualidade. Na época, dizia-se que as pessoas acertavam os ponteiros dos relógios com a chegada dos trens.

A iniciativa é promovida pela ONG Amigos do Museu Ferroviário Paulista, entidade que tem como objetivo a preservação das ferrovias e dos trens antigos e aposentados. Além disso, a parceria com a CPTM foi fundamental para que os usuários pudessem conhecer de perto um pouco do descobrimento e expansão do interior paulista por meio da Companhia.