Cotidiano

Mogi das Cruzes divulga novos locais de vacinação contra febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema especial para vacinação de idosos, pessoas com deficiência e viajantes contra a febre amarela. Desde a última terça-feira (23/01), pessoas com 60 anos ou mais poderão ser imunizadas com exclusividade no Pró-Hiper, UnicaFisio e Unica de Jundiapeba. Já as pessoas com deficiência e os viajantes serão vacinados no Pró-Mulher mediante agendamento prévio pelo telefone SIS 160. A ligação deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.

Os idosos devem apresentar documento pessoal, Cartão SIS ou comprovante de endereço e declaração do médico liberando a aplicação da vacina. Na ausência dessa declaração, será realizada uma avaliação qualificada do risco, no qual o idoso deverá informar eventuais doenças existentes e os nomes dos medicamentos que faz uso, para segurança na aplicação da dose.

O mesmo procedimento será adotado para pessoas com deficiência que possuem complicações de saúde. No caso dos viajantes, será necessária apresentação do comprovante de viagem.

UBS Ponte Grande, a partir das 8h
UBS Santo Ângelo, a partir das 8h
PSF Nove de Julho, a partir das 8h
PSF Cocuera, a partir das 8h
PSF Chácara Guanabara, a partir das 8h
PSF Taboão, a partir das 8h
UBS Biritiba Ussú, a partir das 8h
UBS Braz Cubas, a partir das 8h
UBS Quatinga, a partir das 8h
UBS Sabaúna, a partir das 8h
UBS Taiaçupeba, a partir das 8h
UBS Vila Moraes, a partir das 8h
UBS Jardim Camila, a partir das 8h
UBS Jardim Universo, a partir das 8h
UBS Jundiapeba, a partir das 8h
UBS Santa Tereza, a partir das 8h
UBS Vila Suíssa, a partir das 8h

Exclusivo para idosos:
Pró-Hiper, a partir das 9h
UnicaFisio, a partir das 9h
Unica de Jundiapeba, a partir das 9h

Exclusivo para pessoas com deficiência e viajantes (necessário agendas pelo telefone SIS 160):
Pró-Mulher, a partir das 8h

De acordo com a administração municipal, para otimizar o atendimento, a vacinação é realizada mediante distribuição de senhas no limite diário que varia de 250 a 500 doses, dependendo do tamanho da unidade e da equipe profissional que dispõe. Por este motivo, foi suspenso o horário estendido dos postos, que oferecem a vacina até as 16:30 ou até se esgotarem as senhas.