Notícias

Dia da Mulher: Militar nascida em Mogi concorre a prêmio da ONU

A tenente-coronel do Exército Brasileiro, Renata de Castro Monteiro Netto, de 51 anos, nascida em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, está em missão de paz no Sudão do Sul e concorre ao prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero das Nações Unidas 2023. É a primeira vez que uma militar do Exército Brasileiro concorre ao prêmio nessa categoria, com o resultado previsto para ser divulgado em maio, em Nova York.

Renata é especializada em Endodontia e entrou no Exército Brasileiro em 1996 como oficial temporária da turma pioneira de Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Veterinários. Em 2022, foi selecionada para a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), onde desempenha função de observar, monitorar e reportar violações dos direitos humanos em áreas de conflito, destacando-se pela defesa dos direitos humanos.

O Sudão do Sul se tornou independente em 2011 e enfrentou uma guerra civil que causou mais de 380 mil mortes e quatro milhões de deslocados. Em 2018, foi assinado um acordo de paz, mas o país ainda vive em constante conflito étnico e territorial. O prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU, criado em 2016, tem como objetivo reconhecer militares que se destacam na equidade de gênero, sendo indicados pelo Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e pelo Comandante da Força Militar.